Dicas e Artigos

01

História da jabuticabeira

A jabuticaba (em tupi ïapotï’kaba), também chamada de guapuru em São Paulo, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira, nativa da Mata Atlântica. Características da planta A jabuticabeira é uma planta que exige sol moderado e pleno. A árvore, de até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro. As folhas da jabuticabeira têm até sete centímetros de comprimento. A jabuticabeira floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores crescem em aglomerados no troco e ramos. É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomares domésticos. Na cidade de Casa Branca, no interior de São Paulo, é realizada, todos os anos, a Festa da Jabuticaba. A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes da jabuticabeira podem ser plantadas com a polpa, mas, para armazená-las, é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar a sombra. No Brasil, podem-se encontrar jabuticabeiras em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As jabuticabeiras são muito usadas no paisagismo e na ecologia (atrai avifauna). O cultivo de jabuticabeiras em enxertos é mais simples que desde a semente. A planta enxertada requer manutenção cuidadosa. É preciso manter a terra sempre úmida, regada constantemente e podar os ramos baixos. Na entre-safra é necessário escovar as jabuticabeiras em seu troco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido o solo, onde a jabuticabeira foi plantada, uma dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.

02

Jabuticabeiras Sabará

A jabuticaba sabará é sem duvida uma das melhores frutas entre a grande quantidade de variedades de frutas existentes em nossos pomares. Entre as jabuticabeiras existentes, sem duvida, a melhor é a SABARÁ. Pertence a jabuticabeira, na classificação botânica, à família das Mirtáceas. Seu fruto muito saboroso é utilizado também na fabricação de licores de jabuticaba, vinagres de jabuticaba, geléias de jabuticaba caseiras e industrializadas, pudim e sorvetes de jabuticaba. Está se fabricando, em escala maior, a polpa da jabuticaba, usando-a para sucos de jabuticabas, refrescos de jabuticaba, doces de jabuticaba, etc. Devido a boa aceitação a procura vem aumentando muito. Tudo o que se faz da uva, faz-se da jabuticaba. É uma arvore de tamanho médio, variando entre 2 a 5 metros de altura. Seus frutos saem desde o tronco e se espalham por todos os galhos até os mais finos, desde que amadurecidos. Sua copa em forma apiramidal, com grande engalhamento, chegando a dificultar a colheita dos frutos. As mudas de jabuticaba, tem idade de 25 a 30 anos, produzindo desde os 15 anos. Há citações de diversas variedades de jabuticabas: Paulista, Branca ou Peluda, Coroa, Miúda, de Cabinho ou do Mato, Ponhema, Cipó entre as quais encontramos a JABUTICABA SABARÁ, a mais cultivada que geralmente frutifica as 15 anos, e seus frutos são muito apreciados

03

Solo da Jabuticabeira

A Jabuticabeira é adaptável à grande diversidade de solos, mas preferem os profundos, por reterem maior índice de umidade, sem exagero. É planta de clima tropical e subtropical úmido; a umidade é fator predominante, mas sem exagero; Não suportam geadas fortes. Pode ser cultivada nas regiões secas, desde que se proceda a irrigação adequada. Os pomares devem ser protegidos contra ventos dominantes, plantando-se cortinas de quebra-ventos. As mudas e árvores que temos, estão plantadas no solo, elas são retiradas do solo mantendo o torrão. A retirada das mudas mantem-se os torrões que medem aproximadamente de 1 a 2 metros de profundidade e uns 2 metros de circunferência.

04

Frutificação da jabuticabeira

Começa a florecer em agosto, setembro ou mais cedo, variando de ano para ano e conforme a zona mais fria ou mais quente, o regime de chuva, a variedade, a irrigação e a campinas. Sua floração é de grande beleza pois as flores começam pelo tronco, ramos e galhos finos. O clima de nossa região, a floração começa logo após as primeiras chuvas, que variam entre fim de julho e começo de agosto. Após aproximadamente 95 dias já se tem a fruta madura. A jabuticaba sabará é a mais doce e graúda.

05

Produção de jabuticabas

Colocar as sementes de jabuticaba para germinar, logo que colhidas, em canteiros ou diretamente em recipientes indiciduais contendo substrato organico-argiloso. A emergência ocorre em 30-50 dias e a germinação geralmente é baixa; manter as mudas de jabuticaba em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida. O desenvolvimento das mudas de jabuticaba é lento, não ficando prontas para o plantio no local difinitivo em menos de 10 meses. O desenvolvimento das plantas de jabuticaba no campo também é lento.

06

Casa Branca, SP - TERRA DA JABUTICABA

No Brasil, a maior concentração de produtores de jabuticaba encontra-se no município de Casa Branca, São Paulo, especialmente no Distrito de Lagoa Branca, onde muitos agricultores fazem da produção da jabuticaba sua principal atividade econômica, com o uso de irrigação "fora de tempo". Por isso CASA BRANCA é cognominada "TERRA DA JABUTICABA"

© 2017 Jabuticabeiras Sabara. Todos Direitos Reservados | Design e Criação InterPacta

>>>>